Os dias se aproximam, o povo está eufórico e as ovelhas são preparadas para o abate, claro depois de serem vendidas para as famílias senegalesas como sacrifício pelos pecados deles perante Deus.
Estou falando de tabaski, mais conhecida como ‘’festa do sacrifício’’ sempre é celebrada de acordo com o calendário lunar islâmico. O tabaski é a maior festa do Senegal onde a população é na sua maioria muçulmana. Todo pai tem que matar uma ovelha para comemorar o sacrifício de Abrão. O país inteiro é absolvido pelo objetivo de comprar ovelha para o sacrifício e roupas novas para família.
Roupas novas são necessárias para chegar a Deus em traje adequado neste dia de celebração, há também uma explicação social: as crianças, especialmente, são, portanto, pelo menos uma vez por ano, vestem uma roupa nova. O grande mercado de Dakar - Sandaga - cheio de pessoas, lojistas empoleirados em pilhas de Tecidos nas lojas batem tambor falando para atrair clientes. A cidade inteira está na rua, o trânsito da cidade congestionado. Vendedores ambulantes acenando alegremente com facas e churrasqueiras, que são essenciais para o sacrifício e gosto da família senegalesa. As tendas de alfaiates zumbindo até tarde da noite, todo mundo tem que ter um manto tradicional novo para o festival e a batalha se desenrolava entre as costureiras para atender a demanda. Ovelhas invadem as cidades, existem feiras na beira da estrada, outros caminharam até o centro da cidade pelos comerciantes à procura de compradores.
O dia tão aguardado chegou, logo pela manhã, o povo se reúne nas mesquitas para realizarem suas orações. As pessoas querem um bom ano "dewenati" ( um ano de paz) e pedir uns aos outros para apagar as suas dívidas, porque este é também o dia do perdão. Então os homens se preparam para matar a ovelha lavada na madrugada, enquanto as mulheres preparam as bebidas doces, ingredientes, o churrasco. Em breve, todo o bairro cheira a grelha. As crianças comem primeiro, depois mover-se com pratos de carne que as famílias oferecer uns aos outros com base na vizinhança, amizade ou aliança. Esta é uma oportunidade para dar esmolas a famílias pobres. É festa para todos. Os pequeninos vão de casa em casa em grupos de 5 a 10, vestidos com túnicas e chinelos, pedindo presentes, prata, açúcar ou arroz. A noite é gasto em visitas familiares, programa de televisão, os sermões de líderes religiosos e da oração do Chefe de Estado, e para os jovens: as grandes bandas animam as noites da cidade senegalesa, onde os casais costumam irem.
Estar aqui presenciando tudo isso é uma experiência marcante. Fizemos questão de andar pelas ruas à noite para ver de perto esse movimento festivo das pessoas. Gostaria que cada uma delas ouvisse também sobre o cordeiro de Deus que remove o pecado do mundo. Seu sacrifício foi perfeito e suficiente perante Deus.
Nos confins da terra,
Fonte: http://www.senegal-online.com/francais/histoire/religions/tabaski.htm
MIrta estou com internet em casa tentando te encontrar on line. Anaclaudia igreja Batisra vale de bençao. AINDA MORO NO ARATURI.Posso abençoar voçes com umas ofertas.Gostaria de saber como.Beijos
ResponderExcluiroi Ana claudia, tudo bem? meu email é mirtadiedre@hotmail.com
ResponderExcluirque benção!
escreva-me e lhe envio nossa conta , ok!
aguardo seu contato.
bjs querida.