sábado, 13 de agosto de 2011

Refletindo sobre isso....

Portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. (1 Co 16.13.)

Não oremos pedindo uma vida fácil! Oremos pedindo força. Não
peçamos tarefas equivalentes às nossas forças; mas, sim, forças
equivalentes às nossas tarefas. Então a execução do trabalho não será
um milagre, mas nós seremos um milagre. — Phillips Brooks


Precisamos lembrar que não é com uma vida de facilidades e
autocomplacência que Cristo nos guiará a grandezas. Uma vida de
facilidades não conduz para cima, mas para baixo. O Céu está sempre
acima de nós, e precisamos estar sempre olhando para cima, em direção
a ele.


Há pessoas que evitam as dificuldades, as coisas que requeiram
renúncia, autocontrole, sacrifício; mas o trabalho e as dificuldades
mostram-nos o caminho para a grandeza. Não é quando andamos por um
caminho macio, feito para nossos pés, que nos vem a grandeza de alma,
mas quando temos que abrir a estrada com as próprias mãos. É seu
desejo alcançar os esplendores da altura dos montes?

Mirta

fonte: enviado pelo missionário Wanderlei por email.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos.




Como estamos no pais onde 95% são muçulmanos, estamos pela primeira vez vendo de perto o comportamento religioso do senegalês no período do Ramadan. Ramadan é o nono mês do calendário lunar, começa e termina em diferentes períodos do ano. Eles crêem que Deus, ou Alá, revelava os primeiros versos do alcorão ao Profeta Maomé.
Mais de um bilhão de muçulmanos do mundo todo estão unidos em toda parte do planeta em jejum, que começa do amanhecer até o sol se pôr. Durante o dia eles não podem comer, beber, fumar e nem fazem sexo.
O jejum nesse mês tem a finalidade de consolidar os princípios do Alcorão, autocontrole e  reverencia a Deus e ao Profeta Maomé. É basicamente um tempo de adoração e contemplação.  O jejum se torna obrigatório para todos, exceto para os doentes, crianças, gestantes e as que amamentam nessa época.
Eles fazem vigílias, preces e recitam por todo o dia texto do alcorão. No final do ramadã, a escritura completa foi recitada. Ouvimos constantemente suas vozes cantando e recitando trecho do livro. Fazendo uma pesquisa sobre esse pratica que faz parte dos cinco pilares do islamismo, encontrei essa orientação do Profeta Maomé: ‘’ quem velar a noite do decreto por fé e por amor a Deus, terá perdoado todos os seus pecados passados’’
Durante o Ramadã, é comum aos muçulmanos irem à Mesquita e passar várias horas rezando e estudando o Alcorão. Além das cinco orações diárias, durante o Ramadã os muçulmanos recitam uma oração especial chamada à oração de Taraweeh (Oração Noturna). A duração desta oração é de 2 a 3 vezes maior que as orações diárias. Alguns muçulmanos passam a noite inteira em oração.
‘’Mês do Ramadan, em que foi revelado o alcorão guia para humanidade’’

As noites do Ramadan são geralmente acompanhadas de jantares festivos com a família e amigos no clima bem especial.  Eles procuram estarem uns com outros a fim de repararem as diferenças e intrigas passadas e estabelecerem laços fraternos.
Esse jejum sacrificial pode ser quebrado por alguns motivos: contar uma mentira, calúnia, denunciar uma pessoa pelas costas, um falso juramento, ganância ou cobiça. Essas coisas são consideradas ofensivas, mas são muito mais ofensivas durante o ramadã.
Nossos corações se voltam para Deus em súplica para que nesse período muitos muçulmanos obtenham a revelação da luz do mundo.

‘’Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. ’’ Jo 1:4

Fiquem na paz do amado,
Mirta

fonte:
/www.islam.org.br/ramadan2008/ramadan.html