domingo, 17 de abril de 2011

Pérola Senegalesa



Oi amigos,

 Eu sempre gostei de ler sobre as diversas culturas do mundo e agora morando no Senegal, tudo se torna mais interessante, porque estamos inseridos na própria cultura. 

 Resolvi falar um pouquinho das mulheres senegalesas. Sempre quando eu saio nas ruas de Dakar, não perco a oportunidade de observá-las. Elas andam com roupas bem estampadas, coloridas e bem alegres.   A realidade da mulher africana não é muito fácil, elas trabalham, criam filhos, educam, e têm que serem hiper submissas aos seus maridos no regime islâmico.
Uma pesquisa indicou que a maioria das mulheres são pobre (52%), isso devido as dificuldade de educação, trabalho e  atividades familiares. Mas está surgindo uma nova realidade , aos poucos elas vão conquistanto seus espaços, tanto na vida privada como na vida pública, e têm lutado pela justiça e igualdade de direitos entre homens e mulheres.  Muitas já ocupam cargos políticos de muita relevância na sociedade.

45,5% das mulheres são casadas em regime de poligâmia e isto mostra o fenômeno das famílias senegalesas. Um marido pode decidir que todas as suas esposas e crianças devem viver na mesma casa, mas para evitar as tensões, muitas delas preferem viver separadas uma das outras. Elas podem ser repudiadas a todo momento e abandonadas sem recursos e sustento.




Por toda parte vejo mulheres passeando com seus lindos bêbês pendurados nas costas por um  grande pano, as crianças são uma belezinha... Essa forma de carregá-las  nao as impossibilitam de fazerem seus serviços domésticos e suas compras diárias.

Na cultura senegalesa a mulher sem filhos, perde mais da metade da sua feminilidade. 



Quanto  ao comportamento religioso, muitas delas realizam os mesmos rituais dos homens. Certa vez estava no centro da cidade e avistei uma mulher ao lado de um homem se prostando em cima de um tapete, ambos eram muculmanos. Elas não podem entrar nas mesquitas, mas professam a fé islâmica.  Ainda há muitas resistência  da muçulmana em relaçao ao  Evangelho, embora sendo o país laico( neutralidade do estado em matéria religiosa) elas se mantém distante , muitas vezes com medo do próprio esposo.


As mulheres, ou melhor, as pérolas senegalesas, são alvo do amor do Pai e do nosso trabalho, afim de reunirmos esforços para alcançá-las com a palavra que gera esperança em seus coraçoes.

Em breve, relatarei um lindo trabalho que está sendo realizado por uma missionária senegalesa,  numa pequena comunidade que fica perto de Dakar, chamado ‘’ lago rosa’’.

Em Cristo,

Mirta

sexta-feira, 1 de abril de 2011



POSSUINDO A TERRA POR HERANÇA



Olá queridos!

Já estamos na terra prometida! Aleluia!  A fidelidade de Deus nos acompanha a cada dia e suas promessas se cumprem ao seu tempo. Aproximadamente nove anos Deus falou que me enviaria para servi-lo no continente africano. E agora, aqui estou no Senegal.

Graças a Deus não vim só (oh! aleluia) estou bem acompanhada, meu esposo Ney tem sido uma demonstração real do cuidado de Deus pra mim. O que antes era um chamado individual se tornou nosso chamado. Fazemos parte de mais uma família que leva o nome de Jesus às nações.

Pisar na África é literalmente tomar posse por herança dessa terra para que o Reino de Deus seja manifesto através da igreja nesse lugar!

Viemos para servir ao povo senegalês. Queremos fazer muitos amigos e apreciar o que esse país tem de bom, mas é claro, muitas vezes precisaremos compartilhar também o lado ruim, a fim de mobilizar vocês que acompanha nosso blog a juntarem-se conosco em oração e ação para sermos instrumentos de transformação em nossa geração.

 Contamos com Deus e com vocês nessa tarefa!

Um grande abraço,

Mirta